Friday, May 2, 2008

Emigração? ou Identidade?

Um ano e alguns meses em África-Angola-Luanda…
Diz-se que um indivíduo é de uma terra quando efectivamente nasceu naquele local. Mas e quando nasce num local e logo o abandona. De onde é o indivíduo? Porquê a obrigação de “ser” de um local “apenas” porque se nasceu lá?
A minha preocupação, o sentimento de reflexão reside em mim mesma. Natural de Luanda – diz no BI. Angolana, portanto! Mas e cá dentro, o que dizem as marcas do tempo que carrego?
Assim que cá cheguei – e o tempo passa que nem flecha! – recaiu sobre mim esta questão: de onde sou? Daqui, onde nasci? ou do sítio onde cresci, vivi, onde aprendi a ser o que sou? onde me compus como gente.
Esta é uma questão interessante, por vezes angustiante e tem dias que chega mesmo a ser frustrante.
Mas de tanta análise, sei que me sinto “apenas” uma emigrante em África-Angola-Luanda, na terra onde nasci.


Antagónico, isn´t it??

Luanda, 2 de Maio de 2008

No comments: